O que é violência de gênero?
São agressões físicas, psicológicas ou sexuais direcionadas a alguém, em decorrência do seu gênero/identidade de gênero.
De acordo com a OMS, 35% das mulheres já sofreram algum tipo de agressão sexual, psicológica ou física em decorrência da mera condição de SER mulher.
É importante compreender que nem todo ato praticado contra uma mulher é considerado violência de gênero, somente aqueles que decorrem do simples fato de ela ser mulher. Ela acontece em decorrência da predominância de uma cultura machista/patriarcal.
Tipos de violência de gênero
Existem inúmeras formas de se categorizar a violência de gênero, e isso vai variar de acordo com a área utilizada (psicologia/direito/sociologia).
Aqui, abordaremos apenas uma das maneiras de classificá-la.
Física
É aquela em que há uma agressão física, o que faz dela a mais evidente e a mais fácil de se identificar.
Psicológica
Apesar de ser uma forma extremamente comum de violência, é invisível, pois se materializa por meio de ameaças, insultos, palavras de desencorajamento, afetando a autoestima e a sensação de segurança da vítima.
Sexual
Acontece por meio da violação da vítima, por meio da prática de atos sexuais sem seu consentimento. Importante compreendermos que, nesse caso, não estamos falando apenas em penetração, mas sim em todo tipo de ato de conotaão sexual.
Econômica/Patrimonial
É, normalmente, decorrente de uma situação de violência doméstica, em que o autor controla a vítima por meio da limitação de seu acesso a recursos financeiros.
Social
Quando há humilhação pública da vítima ou, até mesmo, isolamento social da mesma, impedindo-a de conviver com familiares e amigos. A pornografia de vingança, por exemplo, pode ser enquadrada aqui. CLIQUE AQUI E LEIA MAIS A RESPEITO.
Obstétrica
Ocorre durante a gravidez ou parto, em que a vítima é submetida a procedimentos, exames e situações desnecessárias e sem seu consentimento. Já tratamos profundamente deste tema AQUI.
E a Violência Doméstica?
É um tipo de violência de gênero que pode se manifestar de forma física, psicológica, sexual, social e patrimonial. Já falamos profundamente sobre o tema, e a leitura do material é válida. Para saber como denuncia e como pedir ajuda, CLIQUE AQUI.